Portal do Agro
Acadêmicos, professores e pesquisadores discutem estratégias de gestão ambiental | Foto: Maksuel Martins
Destaque Notícias

Amapá terá ‘Junho Verde’ para conscientizar população sobre o meio ambiente

Com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o fato de que a preservação é uma questão comportamental, que depende da conscientização e iniciativa de cada um, o Governo do Estado do Amapá (GEA) deu início nesta segunda-feira, 4, à programação do “Junho Verde”, que deverá debater durante toda esta semana, temas relacionados à educação ambiental. A abertura oficial aconteceu no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em Macapá.

Durante toda a semana, autoridades, acadêmicos, professores e pesquisadores buscam definir novas diretrizes para melhorar o meio ambiente. De acordo com o titular da Sema, Bernardino dos Santos, a programação serve para sensibilizar e, principalmente, contribuir para preservação do meio ambiente, por meio da discussão, planejamento e integração das áreas de pesquisa, fiscalização e gestão ambiental no Estado. “Em comemoração ao Dia Mundial do Meio ambiente, comemorado no dia 5 de junho, vamos trabalhar a conscientização ambiental, destacando a importância da realização de projetos, que reflitam sobre o futuro do lugar onde vivemos”, afirmou.

O presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam) no Amapá, Leo Santana, lembrou que é necessário realizar o uso sustentável das áreas presentes no Estado. “Precisamos abrir oportunidades de desenvolvimento sustentável, utilizando nossos recursos naturais de forma racional, aproveitando todo o potencial do nosso Estado”, frisou.

O evento contou com a participação da diretora-presidente do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap), Edilene Ribeiro; da superintendente interina do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Márcia Bueno e do presidente da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB/AP), Paulo Figueira.

Mesmo que a abertura oficial tenha ocorrido nesta segunda-feira, a programação do “Junho Verde” começou no fim de semana (2 e 3 de junho), com torneios de vôlei de areia e futlama, na orla de Macapá. A programação segue nos cinco dias restantes com palestras educativas, passeio ciclístico, coletas de lixo e ações de conscientização ambiental.

Um dos destaques, deste ano, será o “Desafio Um dia Sem Sacolas Plásticas”, que acontece no dia 5 de junho com o objetivo de incentivar consumidores e comerciários a não utilizarem o material, trocando por sacolas retornáveis que serão distribuídas, gratuitamente, nos sinais de trânsito e postos montados nos principais supermercados da cidade.

Além disso, acontecerão nas Áreas de Proteção Ambiental (APA) do Curiaú e da Fazendinha, ações que incluem coleta seletiva de resíduos sólidos e conscientização do uso racional de materiais de plástico. O “Junho Verde” encerra-se no sábado, 9, com um passeio ciclístico, com saída do Complexo do Araxá às 8h.

Programação

Terça-feira (5/6)

8 às 17h – Ação nos Supermercados e Atacadistas: “Desafio Um dia Sem Sacolas Plásticas”.

8 às 12h – Ação nos Sinais de Trânsito: “Desafio Um dia Sem Sacolas Plásticas”.

8 às 12h – Ação de Recolhimento de Resíduos Sólidos.

Local: APA do Curiaú.

Quinta-feira (7/6)

9h – Palestra tema: “Agroecologia nas escolas e uso de garrafas PET”

Local: Escola Estadual Jose Bonifácio – APA do Curiaú

Sexta-feira (8/6)

8h às 17h – Realização do Projeto Lixo que Vale

Local: APA da Fazendinha

Sábado (9/6)

1º Passeio Ciclístico Ecológico Junho Verde 2018 – #AcabecomAPoluiçãoPlástica

8h – Concentração no Complexo do Araxá

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Avanços no controle de doenças da bananeira será tema de palestra na Embrapa Amapá

Redação Portal do Agro

Em carreata gigantesca, produtores pedem retomada dos licenciamentos ambientais

Redação Portal do Agro

In memorian: relembramos entrevista de Otavio Ohashi ao Portal do Agro

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies