Portal do Agro
Foram 18 votos a favor e 9 contrários, em reunião realizada nesta segunda na Câmara Federal
Destaque Notícias

Comissão da Câmara aprova PL dos defensivos fitossanitários que vai a Plenário

A Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei 6299/02, que moderniza a legislação dos defensivos no país, aprovou nesta segunda (25), por 18 votos a favor e nove contrários, o relatório do deputado Luiz Nishimori (PR-PR). A matéria segue agora para o plenário da Câmara, ainda sem data definida para votação. Os destaques ainda serão analisados. 

O texto prevê, entre outros pontos, menos burocracia e mais agilidade na aprovação do registro dos defensivos e a mudança do nome para pesticidas, com o objetivo de seguir os padrões internacionais de nomenclatura. Os novos pedidos de registro devem ser analisados em até 24 meses.

Na avaliação da presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e da Comissão Especial, deputada Tereza Cristina (DEM/MS), o produtor rural poderá ter à disposição novas tecnologias e mais agilidade no registro de novos produtos. “Os produtores rurais precisam ter mais produtos à disposição. Como o carro-chefe do Brasil é a agricultura, o país precisa estar à frente em tecnologia e em modernização, porque temos grandes competidores que querem barrar esse desenvolvimento e esse gigantismo no agronegócio brasileiro”, afirmou a deputada.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) acompanhou todas as discussões e a votação da matéria. Segundo o coordenador de Tecnologia da CNA, Reginaldo Minaré, “os pequenos agricultores que trabalham com as pequenas culturas certamente podem ter um ganho significativo porque são os principais prejudicados com a morosidade do sistema”.

O médico toxicologista Ângelo Zanaga Trapé, afirmou que em mais de 40 anos de carreira nunca encontrou dados que comprovem que o trabalho com defensivos causa doenças crônicas em agricultores ou em quem ingere alimentos que receberam aplicações de defensivos. “Não tem nenhum estudo em nível internacional que demonstre que a exposição de longo prazo a agroquímicos é a causadora de câncer ou de outros tipos de doenças neurológicas ou endócrinas.”

Para o relator do projeto, deputado Luiz Nishimori, a proposta aprovada é a melhor para a sociedade brasileira e para a agricultura. “Nossa agricultura realmente precisa desse apoio para usar defensivos mais modernos, com mais eficácia e levando um alimento mais seguro para o consumidor final.”

Produtores otimistas 

Produtores rurais de diversas regiões do País destacaram a importância da aprovação do projeto de lei para o setor. “Estamos defasados em relação aos nossos principais concorrentes como Estados Unidos e União Europeia. Por isso a aprovação desse projeto é tão importante para nós, porque vai modernizar a lei em vigor que já tem 28 anos”, afirmou Marcelo Kappes, produtor de grãos e algodão no Oeste da Bahia e no Sul do Piauí.

Para Roseli Giachini, produtora no sul de Mato Grosso, a lei atualizada aumentará a competitividade com países que já utilizam tecnologias mais avançadas. “Vamos poder ter novas moléculas, um sistema de registro moderno e também trabalhar seguramente com os defensivos agrícolas nas nossas propriedades.”

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Amapá Agro: Live solidária do setor do agronegócio vai marcar a retomada

Redação Portal do Agro

Diretor de portos da Marinha defende Santana no debate logístico do Brasil

Redação Portal do Agro

Três dicas de Ana Maria para comemorar o Dia da Pizza com receitas caseiras

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies