Chef de cozinha elogia setor produtivo e projeta soja na gastronomia do Amapá

O chef Gil Marra, um dos mais conceituados profissionais do setor de gastronomia no Amapá | Foto: Sindbar-AP

Lilian Azevedo, da Redação

Ex dirigente do SINDBAR, o empresário e chef Gilmar Marra, o Gil, destaca a importância e a visibilidade de eventos do setor de gastronomia, como os festivais Brasil Sabor e Amapá Sabor. Segundo ele, mais do que proporcionar uma confraternização entre a classe empreendedora e seus clientes, os eventos se propõem também a chamar atenção para o setor produtivo, pois para ele o Amapá não deixa a desejar a ninguém em termos de matéria prima para a produção de alimentos e que a entrada no mercado da soja vai proporcionar uma nova revolução na gastronomia local. Falando à reportagem, Marra explicou que as ervas do setor primário que são produzidas no estado serão ainda mais valorizadas daqui por diante. “Isso para que nossos parceiros do setor primário possam saber que fazem parte de toda uma cadeira produtiva da gastronomia, uma rede de mais de 50 atividades econômicas ligadas ao turismo”, disse ele.

O integrante do SINDBAR disse que muitos representantes desse setor já se atentaram para essa realidade, tanto que estão buscando aperfeiçoar sua produção, com melhoramentos que só elevam a qualidade da gastronomia amapaense. “Temos os melhores alfaces, as rúculas, salsas, além do peixe, do queijo, enfim, tudo para garantir os melhores pratos na mesa”, elogia.

Pratos Regionais

Parte da grande cultura amazônica, o Amapá não deixa a desejar quando se trata de sua gastronomia. Aproveitando ao máximo a biodiversidade que toda a região Norte do Brasil oferece, a cozinha do estado usufrui dos peixes e, obviamente, das diversas frutas da região. Existe também uma herança adquirida dos migrantes de outras regiões do Brasil. Como amostra de sua cozinha, apresentamos a seguir alguns pratos que fazem muito sucesso no estado:

Pescada de gurijuba

Pescada de gurijubaÉ muito comum o uso de peixes como ingrediente em pratos típicos da região amazônica, uma vez que eles são abundantes por ali. No caso da gurijuba, embora esse peixe possa ser encontrado em quase qualquer rio da região, a receita da pescada está firmada no Amapá.

Tucunaré na brasa

Tucunaré na brasaO tucunaré possui receitas em diversos estados da região Norte. Assim como no Acre o tucunaré recheado é um prato típico, no Amapá é mais comum comer o tucunaré na brasa, com um tempero bem leve, apenas limão sal e pimenta do reino. Uma outra receita comum é a caldeirada de tucunaré.

Tacacá

TacacáPreparado com tucupi (que é o sumo retirado da raiz da mandioca brava), goma de mandioca e camarão. Seu tempero leva pimenta de cheiro, alho, sal e jambu, um tipo de erva típica da região.

Camarão no Bafo

Camarão ao bafoO Amapá é um dos estados nortistas que é banhado pelo Oceano Atlântico, e por possuir um litoral, frutos do mar também fazem parte da sua culinária. Um desses ingredientes é o camarão, e a receita típica preparada com ele é o camarão no bafo, que leva um pouco de cachaça de alambique, pimenta dedo de moça, cebola e tomate.

Doces, sucos e sorvetes de frutas típicas

TucumãCom as frutas do Amapá são produzidos sucos, doces, sorvetes e picolés. Algumas frutas são muito exóticas e mal se tem conhecimento delas fora da região Norte: uxi, mari, taperebá e tucumã são algumas delas. Outras frutas são mais comuns, como cupuaçu e açaí, por exemplo.

Gengibirra

Esta estranha bebida é feita com algumas frutas, gengibre, açúcar, ácido tartárico, fermento de pão e água. É bastante encontrada no Área de Proteção Ambiental do Rio Curiaú e também no festival de gastronomia Panela do Amapá.

 
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO: