Portal do Agro
A Diagro tem até o dia 10 de dezembro para enviar todas as informações da campanha ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Destaque Notícias

Diagro prorroga prazo para entrega das guias de vacinação contra a febre aftosa

Por: Weverton Façanha | Foto: Marcelo Loureiro/SECOM

Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) prorrogou para o dia 1º de dezembro o prazo para a entrega da declaração da vacinação contra a febre aftosa. Com isso, os produtores rurais terão mais seis dias para efetuarem as declarações nos escritórios da agência, já que o prazo encerrou no último dia 25.

A prorrogação se deu em função de diversas dificuldades enfrentadas pelos pecuaristas, mas principalmente por alguns não conseguirem manejar o rebanho para vacinação devido a áreas ainda alagadas. Outro ponto foi a falta de vacina no mercado local no fim do prazo para vacinação.

Segundo o gerente do Núcleo de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Fábio Romero, houve uma solicitação por parte de vários produtores que não conseguiram concluir a vacinação devido a alguns aspectos naturais. “Nossa função é ajudar e auxiliar os produtores a vacinar e como em algumas áreas ainda está alagado, fica difícil de manejar o gado. Nós sabendo dessa realidade e resolvemos dar um tempo maior aos produtores”, pontuou.

O produtor que já encerrou sua vacinação e ainda não declarou a imunização deve se dirigir ao escritório onde a ficha do rebanho é movimentada, munido da nota fiscal da compra da vacina e a carta aviso dos animais, com dados do rebanho: faixa etária e sexo. Este ano a meta da Diagro é vacinar 98% do rebanho de bovídeos do Amapá. Até o último levantamento da agência, mais de 350 mil doses da vacina contra a febre aftosa foram comercializadas no Estado.

A vacinação contra a febre aftosa no Amapá ocorreu entre os dias 15 de setembro e 15 de novembro. Após o prazo de entrega das guia de vacinação, que foi estendido até a sexta-feira, 1º de dezembro, a Diagro tem até o dia 10 de dezembro para enviar todas as informações da campanha ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Atualmente o Amapá possui o status de médio risco, mas, com o sucesso da campanha, receberá o certificado de área livre de febre aftosa.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Meteorologia prevê chuvas acima da média em algumas regiões produtoras

Cleber Barbosa

Faculdade leva ação de prevenção de saúde a trabalhadores rurais em plena feira do produtor

Redação Portal do Agro

Fazenda “Smart Farm” é vitrine tecnológica para sete startups

Cleber Barbosa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies