EMBRAPA e parceiros lançam robô que faz análise de solos com base em tecnologia da NASA

Imagem: Agrorobótica

O robô se chama AGLIBS 1.0, que utiliza a técnica LIBS, a mesma utilizada pela NASA para analisar os solos do planeta Marte, acoplado no jipe robótico Rover Curiosity. O AGLIBS 1.0 foi desenvolvido pela Embrapa Instrumentação e a startup Agrorobótica com a tecnologia LIBS, para dar uma dimensão de escala nas análises laboratoriais dos solos.
Georreferenciamento de amostragem de campo, análise de solos por LIBS e uma plataforma de inteligência artificial que formatam quantificações são as soluções tecnológicas inovadoras oferecidas pelo robô AGLIBS 1.0. Além disso, faz a análise de carbono dos solos; textura, com teores de areia, silte e argila; e PH de maneira ágil e eficiente e limpa.
Um programa de computador envia os dados para o produtor que as recebe em formato de orientações agronômicas em seu celular, proporcionando rapidez e assertividade econômica na produção.
Segundo a EMBRAPA, o uso do robô AGLIBS 1.0 é viável para Cooperativas, Revendas Agrícolas, Laboratórios Agronômicos e Empresas Prestadoras de Serviços em Agricultura de Precisão.
(Fonte: site EMBRAPA)

Juan Monteiro
Jornalista

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO: