Portal do Agro
Mesmo diante dos impactos da pandemia do covid-19, setor apresentou alta de 1,2% | Foto: PointImages
Notícias

Estudo aponta que PIB do agro é destaque no 2° trimestre de 2020 no país

Mesmo diante dos impactos da pandemia do covid-19, a agropecuária apresentou alta de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na terça (1º), e analisados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). 

Segundo Comunicado Técnico da CNA, apesar do crescimento menor que o esperado pelo mercado nos meses de abril, maio e junho, o setor agropecuário segue em destaque, e descolado dos demais setores como o único com expectativa de crescimento em 2020.

A soja (5,9%), o arroz (7,3%) e o café (18,2%) têm sido os principais destaques da produção no início deste ano, conforme estimativas recentes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “O auxílio emergencial de R$ 600 minimizou os impactos econômicos na parcela mais vulnerável da população, garantindo sustentação de demanda, principalmente de alimentos e outros bens de consumo básicos”, diz o estudo.

De acordo com a CNA, apesar do crescimento verificado no trimestre, o setor não está imune à crise. Segmentos como os de hortaliças, frutas, leite, e produtos da aquicultura sofrem os impactos da queda do consumo das famílias.

Exportações

A soja (5,9%), o arroz (7,3%) e o café (18,2%) têm sido os principais destaques da produção no início deste ano

O resultado do PIB agropecuário também foi influenciado pela demanda externa. “A Peste Suína Africana na China e o impacto do Covid-19 no processamento de carne nos EUA tem sustentado a demanda internacional por proteínas brasileiras, amenizando os efeitos negativos da menor demanda doméstica pelo produto, especialmente dos cortes mais nobres”.

A procura da China por soja e carnes brasileiras, segundo a análise da CNA, explica o resultado positivo do setor no segundo trimestre de 2020. “Só para a China, o crescimento das exportações brasileiras do agro foi de 30,3% no primeiro semestre de 2020, frente ao mesmo período de 2019”.

PIB Brasil

A agropecuária apresentou alta de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto do Brasil no segundo trimestre de 2020 apontou quedas de 9,7% frente ao primeiro trimestre desse ano, e de 11,4% na comparação com o mesmo trimestre de 2019. Foram as piores retrações econômicas de toda a série histórica do IBGE, iniciada em 1996.

Clique aqui para ler o estudo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

COP26: Produtores brasileiros levam proposta de baixa emissão de carbono

Cleber Barbosa

CNA estima prejuízos do agronegócio em R$ 6,6 bilhões com bloqueios de estrada

Redação Portal do Agro

Pecuária Sustentável, a ressignificação do modo de produzir na Amazônia

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies