Menina de 7 anos realiza sonho de virar produtora de café

O sonho da pequena produtora rural e Sarah é produzir cafés especiais | Fotos: Divulgação

Sarah tem apenas 7 anos, mora em Simonésia, no interior de Minas Gerais, e não esconde de ninguém seu maior sonho: produzir um café cada vez mais especial. Para ajudar sua família a realizá-lo, o Senar está levando todas as orientações da Assistência Técnica e Gerencial à propriedade.

O pedido de ajuda de Sarah para conseguir melhorar sua produção de café viralizou nas redes sociais depois que a menina presenciou uma história de sucesso: um vizinho que também é cafeicultor ganhou um prêmio pela qualidade do café e resolveu distribuir brinquedos para as crianças da região.

Foi a partir daí que a “produtora mirim” resolveu pedir auxílio para melhorar a produção do café. E foi a partir daí também que a vida da família da Sarah começou a mudar.

Quando soube desse pedido, o Senar Minas iniciou o acompanhamento técnico gratuito da propriedade, o que ocorreu há poucos meses. Após duas visitas técnicas, o cafeicultor e pai da pequena Sarah, Marcos Antônio Souza, já observa bons resultados na propriedade que tem área total de 13 hectares, dos quais oito são destinados para o cultivo do café. “O técnico do Senar Minas me ensinou como realizar a poda correta da lavoura, orientou a fazer a análise de solo e mostrou o momento ideal para fazer a adubação porque antes eu adubava além do necessário. Isso já me ajudou porque estou economizando no custo de produção e obtendo melhorias na lavoura”, revela.

Certificação

O cafeicultor Marcos Antônio e pai da pequena Sarah já participou de vários cursos do Senar

A pequena Sarah demonstra sua satisfação em ter esse apoio. “Eu sou a sonhadora do café e agradeço o Senar Minas que está ajudando a gente a arrumar a lavoura para ficar mais bonita. Graças ao Senar Minas conhecemos o amigo Wanderley da assistência técnica, que está nos ajudando bastante”.

Em Minas Gerais cerca de 10.500 propriedades rurais recebem o acompanhamento técnico e gerencial do Senar, como explica o superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif. “Cada vez mais trabalhamos para promover a sucessão familiar nas ações de assistência técnica e gerencial. É importante que desde cedo a criança sinta orgulho de ser filho de produtor rural. A história da produtora mirim Sarah e de sua família ilustra bem essa situação”. 

Resultados 

O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Simonésia, Sebastião Martins

O município de Simonésia está localizado na região das Matas de Minas, que é reconhecida como área produtora de cafés especiais. O Sindicato de produtores rurais do município é o parceiro do Senar Minas para levar transferência de tecnologia e promover a geração de renda das famílias rurais do lugar.

“A Assistência Técnica e Gerencial é uma ferramenta fundamental para a prestação de serviços do sindicatos aos produtores rurais porque eles conseguem obter resultados práticos, como o aumento da produção e melhoria da produtividade”, destacou o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Simonésia, Sebastião Martins.

A família

Marcos Antônio, a esposa Natália Souza e as filhas: Heloísa e Sarah