Público da 29ª Agropesc prestigiou tecnologias da Embrapa para agricultura e pecuária

Equipamentos agrícolas em exposição na Agropesc | Foto: Daniel Montagner

Soluções tecnológicas para melhorar as práticas de agricultura e de pecuária sustentável no estado do Amapá foram apresentadas pela Embrapa ao público da Tecno Agro / 29ª Agropesc do município de Amapá, realizada de 9 a 16 de dezembro, no parque de exposições João Pompilho. Na vitrine demonstrativa estavam em exposição cultivares de forrageiras e um kit de implementos agrícolas formado de plantadora para prática do Sistema Plantio Direto (SPD), plantadora mecanizada de mandioca com funções múltiplas de preparo do solo, adubação e plantio de maniva e a colhedora (ou afofador), equipamento que auxilia na colheita da mandioca, capaz de reduzir em um terço o tempo de colheita quando comparado com o modo manual. Capacitação por meio de oficinas de boas práticas em amassadeira de açaí e produção de farinha de mandioca também fez parte da programação da Embrapa no evento. Produtores e pecuaristas debateram com técnicos e gestores sobre pecuária de precisão, manejo de búfalos para agregar valor ao rebanho com produção de leite e carne em perspectiva comercial, e ordenamento territorial do Cerrado amapaense.

O chefe-geral da Embrapa Amapá, Nagib Melém, acompanhou in loco a programação técnica junto com as equipes de pesquisa e de transferência de tecnologias que atuaram na organização do evento coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). Ele destacou que, além das tecnologias apresentadas em forma de palestras, oficinas de boas práticas, vitrine demonstrativa, também foram distribuídos materiais impressos com informações sobre as tecnologias desenvolvidas para melhorar a agropecuária do estado do Amapá em diversas áreas de estudos da Embrapa Amapá, como recursos florestais, aquicultura e pesca, produção de grãos e agricultura familiar. 

A 29ª Expo-Feira Agropesc foi realizada em conjunto com a 10ª Festa do Leite, Festa do Vaqueiro e o tradicional Festival da Gurijuba, atuando na coordenação geral a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com a Prefeitura de Amapá e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap). A 29ª Expo-Feira Agropesc passou a fazer parte do programa de feiras agropecuárias municipais, o qual recebe o título geral de Tecno Agro.  

Confira mais imagens da Embrapa na 26ª Agropesc

Oficina de casa de farinha de mandioca | Foto: Daniela Gonzaga

Palestra sobre pecuária de precisão | Foto: Dulcivania Freitas

Forrageira em exposição na 29 Agropesc_| Foto: Daniel Montagner

Oficina de batedeira de açaí | Foto: Daniela Gonzaga

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional

Embrapa Amapá