Segura peão! Rodeio da 1ª ExpoBúfalo reúne 15 competidores amapaenses

A final do rodeio que vale premiação para os vencedores do circuito | Foto: José Baia/Secom

A 1ª ExpoBúfalo do circuito TecnoAgro Amapá, também conta com atrações culturais. É o caso do rodeio que começou nesta quinta-feira, 31. Serão três dias de competições na arena do Parque de Exposições da Fazendinha, com 15 peões amapaenses na disputa pelo título. Entre eles está, Odinei Pereira, representante de Macapá que, há tempos vem se preparando para o campeonato. Confiante, ele conta que a paixão pelas arenas começou quando ainda era pequeno e, já sonhava com a montaria. “Vou dar o meu melhor para ganhar esse título”, declarou.

Critérios como postura, tempo e desempenho do animal são avaliados a cada montaria. Cerca de 45 touros foram selecionados para a realização do rodeio. A cada eliminatória é feito o revezamento dos touros para que os animais não fiquem sobrecarregados e, a cada disputa, é realizado um sorteio entre os peões para a definir em qual touro cada um deles deve montar, garantindo assim, a transparência do campeonato.

Dos quinze, dez candidatos vão para a final e os cinco melhores vão levar o prêmio no valor de R$ 5 mil, que será dividido entre eles, sendo que o primeiro lugar leva R$ 2,5 mil. Conforme a programação do evento, foi providenciada uma grande estrutura de palco, arquibancadas, área vip, camarote executivo, som, sistema de segurança, telão de LED, iluminação e atrações de rodeio.

A final do rodeio ocorre no sábado, 2, a partir das 21h, com entrega da premiação para os vencedores do circuito. Apresentações culturais também devem garantir a animação dos telespectadores no último dia da programação, encerrando as atividades da 1ª ExpoBúfalo.

A Federação de Rodeio Amapaese (Ferap) é principal parceira do evento com apoio e incentivo aos competidores. “É um rodeio genuinamente amapaense, gerando empego e profissionalizando competidores de todos os municípios. Os cinco melhores peões amapaenses, também vão para o campeonato nacional representar o estado na cidade de Barretos, em São Paulo”, anunciou a presidente da Ferap, Catiane Santos.

Mas, antes do evento nacional, os cinco melhores peões eleitos na 1ª Expobúfalo participarão de um circuito de rodeios que inicia pelo município de Laranjal do Jari, no sul do Amapá, previsto já para oocorrer nesse mês de junho.

 

Veja mais imagens do Rodeio na ExpoBúfalo