A chegada da soja vai promover uma revolução na gastronomia do Amapá, diz especialista

Presidente do Sindbar-AP, empresário Gil Marra.

Cleber Barbosa, da Redação

O presidente do SINDBAR-AP (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) empresário Gil Marra, confirma para a próxima sexta-feira, dia 8, a abertura de mais uma edição do Festival Gastronômico Amapá Sabor, que este ano terá como tema “Reencontros”. Segundo ele, mais do que proporcionar uma confraternização entre a classe empreendedora e seus clientes, o evento se propõe também a chamar atenção para o setor produtivo, pois para ele o Amapá não deixa a desejar a ninguém em termos de matéria prima para a produção de alimentos e que a entrada no mercado da soja vai proporcionar uma nova revolução na gastronomia local.

Falando à reportagem, Marra explicou que as ervas do setor primário que são produzidas no estado serão ainda mais valorizadas daqui por diante. “Isso para que nossos parceiros do setor primário possam saber que fazem parte de toda uma cadeira produtiva da gastronomia, uma rede de mais de 50 atividades econômicas ligadas ao turismo”, disse ele.

O dirigente do SINDBAR disse que muitos representantes desse setor já se atentaram para essa realidade, tanto que estão buscando aperfeiçoar sua produção, com melhoramentos que só elevam a qualidade da gastronomia amapaense. “Temos os melhores alfaces, as rúculas, salsas, além do peixe, do queijo, enfim, tudo para garantir os melhores pratos na mesa”, elogia.

E ele diz que ainda há mais novidades pela frente, com a entrada do Amapá no chamado agronegócio e a entrada da soja, com todas as possibilidades que ela poderá representar, desde os óleos até outras alternativas e inovações. “E uma série de coisas que podem ser conjugadas até para exportarmos nossas essências, como o tucupi, chicória, enfim, coisas que a gastronomia mundial está descobrindo graças a gente como o chef Thiago Castanho e a chef Mara Sales que leva a nossa farinha de ralo lá do distrito do Coração para o Restaurante Tordesilhas, no glamouroso bairro dos Jardins, em São Paulo”, completa Gil Marra.

Programação

O festival Amapá Sabor acontece ao lado do Teatro das Bacabeiras.

O 9º Festival Amapá Sabor deste ano acontece nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no horário das 18 às 22h30 na Avenida Mário Cruz, em frente à Igreja de São José de Macapá, no Centro. Serão mais de 50 receitas diferentes disponíveis aos visitantes, todas por até R$ 12. Para o presidente Gil Marra, uma aposta deste ano é realmente a integração dos empresários, seu público e os produtores. “O importante no fritar dos ovos, não apenas os ovos, mas se você conhece quem produz esses ovos”, conclui o empresário.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO: