Brasil Export iniciará série de fóruns regionais num debate em Macapá

Sebrae de Macapá receberá autoridades e lideranças do setor portuário para discutir logística da região | WEB

Cleber Barbosa, da Redação

O Brasil Export, maior hub de discussão da logística e infraestrutura portuária do País, dará início à sua série de fóruns regionais pela região Norte. Agendada para os dias 28 e 29 de setembro, no Sebrae de Macapá (AP), o Norte Export debaterá temas tais como o escoamento da safra do Centro-Oeste por meio do Arco Norte; as necessidades e demandas dos terminais da região; importância da hidrovia como matriz de transporte; e mudança econômica gerada a partir da exploração da indústria de óleo e gás. Os debates serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site www.forumbrasilexport.com.br .
A atividade portuária foi classificada como serviço essencial durante a pandemia, segundo a MP 945. Essa decisão garantiu o abastecimento do Brasil e o envio da nossa produção ao exterior, já que 95% do comércio exterior brasileiro é feito pelo transporte marítimo. Criado há 19 anos, o Fórum Brasil Export fomenta as discussões que visam trazer soluções e melhorias para esses setores. Desde março foram realizadas mais de 100 lives, muitas delas abordando alguns temas que voltam a ser discutidos agora no Norte Export, quer será o primeiro encontro, de uma série de seis, que serão realizados em todas as regiões do País.
“Seja no meio virtual ou presencial, o Brasil Export tem como objetivo colaborar com informações valiosas para que os decisores da iniciativa privada e os representantes públicos possam adotar medidas que venham a contribuir com o desenvolvimento dos setores de logística, infraestrutura e multimodalidade. E entender as questões regionais é fundamental para entendermos de forma mais ampla esses desafios”, afirma o CEO do Fórum Brasil Export, Fabrício Julião.
O Norte Export será feito de forma híbrida, com quantidade limitada de participantes presencialmente e grande participação online de palestrantes, convidados e público em geral, atendendo a todas as exigências sanitárias conforme recomendações das autoridades públicas locais.
O Arco Norte é considerado cada vez mais promissor para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste devido à proximidade com o Canal do Panamá e também por conta de investimentos recentes da Praticagem do Amapá, da Marinha do Brasil e do Governo Federal. Essa produção chega pelo Rio Madeira até Itacoatiara (AM) ou pela BR-163 até Miritituba (PA), de onde segue em barcaças pelo Rio Tapajós para Santarém (PA) e depois em navios pelo Rio Amazonas. A rodovia BR-163 foi concluída pelo Governo. Já a Marinha atualizou a carta náutica da região, que apresentava alguns trechos ainda da década de 80.
Para Ricardo Falcão, presidente do Conselho do Norte Export e conselheiro do Brasil Export, o evento é uma excelente oportunidade para mostrar as alternativas logísticas oferecidas pela região. “Pela primeira vez, vamos receber tantas vozes capazes de apontar os gargalos e as soluções para o desenvolvimento da nossa região como um polo de atração da exportação do agronegócio. Temos muitos investimentos que podem ser acelerados pela iniciativa privada, beneficiando a todos da cadeia logística” afirma Falcão, que também é presidente da Conapra (Conselho Nacional de Praticagem).
Programação
A programação do evento inclui visita técnica ao porto de Santana, seguida de apresentações dos patrocinadores, palavras de dirigentes do Fórum, autoridades locais, estaduais e federais, painéis e também de inovação. Entre os destaques está a reunião do consórcio dos governadores da região Norte, que integrará o evento e o Brasil Hack Export, um hackathon que visa estimular a união da comunidade logística ao setor de tecnologia.
Nos painéis, já estão confirmadas as presenças e integrantes de entidades tais como Pró Logística de Mato Grosso; ABOL (Associação Brasileira dos Operadores Logísticos); Sinduscon-AP; e ABTP (Associação Brasileira dos Terminais Portuários); de empresas como Gorski Logística, Grupo Amaggi e Canal do Panamá além de representantes do Ministério da Infraestrutura, Marinha e ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).
Inscrições
Os debates das etapas regionais do Fórum Brasil Export serão 100% online e gratuitos. Para participar, basta realizar a inscrição no site http://www.forumbrasilexport.com.br e aguardar a confirmação pelo mail. A transmissão será feita pelo aplicativo Zoom.
Os ideathons também jã estão com inscrições abertas. Saiba como participar e se inscrever em http://www.brasilhackexport.com.br/
Sobre o Fórum Brasil Export
O Fórum Nacional Brasil Export é um espaço permanente de debates sobre o setor, reunindo os principais atores da cadeia de logística portuária, agronegócio e multimodalidade. Como referência do setor e presença constante no ambiente virtual, mantém articulação política e interlocução com autoridades e representantes das principais entidades. O Fórum engloba vários canais de informação (site, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube) multiplicando conteúdos nos principais veículos do Brasil, trazendo oportunidades, experiências, conhecimento e novas perspectivas para acompanhar o momento atual e a retomada da economia.
 
DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO: