Portal do Agro
Pesquisa revela ainda que consumo médio da bebida é de 3 a 4 xícaras por dia | Foto: Rodeo West
Destaque Notícias

Café é a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, aponta pesquisa

Elen Andrade – Jornalista

Um estudo inédito, encomendado pela Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa de café detentora das marcas Pilão e L’OR, em parceria com a AOCUBO Pesquisa, apontou que o café é a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, ficando atrás somente da água. O levantamento sugere também que o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras de café por dia.

Em relação ao tipo do café, cerca de 79% dos consumidores afirmam tomar torrado e moído com maior frequência, mas outros segmentos também despontam entre a preferência dos brasileiros, como cappuccinos, expresso e solúvel.

A pesquisa mostra também que o brasileiro entende que o consumo de café está associado em dois momentos e motivações diferentes: funcional e social. Quando questionado sobre o consumo de café torrado e moído, 49% dos entrevistados afirmam que a bebida é capaz de proporcionar benefício de disposição e energia. “Parte dessa percepção pode ser creditada à forte influência de Pilão, o café forte do Brasil, que há mais quatro décadas ajuda os brasileiros a enfrentarem os desafios do dia a dia, e que é líder de vendas nas principais cidades do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo”, explica Tina Cação, Diretora de Marketing da JDE.

Já em relação a categoria de cápsulas, por exemplo, ele associa a momentos de relaxamento, prazer e socialização. “Este é um cenário em que o consumidor busca pela experiência ao tomar o café. O que demonstra não ser uma coincidência que L’OR, nossa marca de cafés premium, lidera as vendas de cápsulas de alumínio compatíveis com as máquinas de café Nespresso®, com 37,6% do market share, segundo a consultoria Nielsen”, afirma Tina.

A pesquisa mostra que o café tem uma penetração extremamente alta no Brasil, 98% dos lares consomem café. Pode-se dizer que é uma das poucas categorias cujo consumo reflete o perfil da população brasileira. Podemos dividir o consumo da categoria em dois momentos: o início da relação com o café, entre 18 e 35 anos, onde o consumo é mais moderado, até o consumo mais intenso, a partir dos 40 anos. 

A conclusão que se tem com o estudo é que é inegável a importância cultural do café junto ao brasileiro. É uma bebida de papel social imprescindível em interações sociais, como visitas, encontros e reuniões de trabalho. Tudo gira em torno de uma xícara de café.

A pesquisa, que tem como objetivo analisar o perfil do consumidor e entender seus hábitos de consumo, ouviu mais de 3,4 mil pessoas em todo Brasil.

Sobre a JACOBS DOUWE EGBERTS

Companhia global de cafés e chás com sede na Holanda, servindo consumidores em 143 países pela Europa, América Latina e Ásia-Pacífico. Conhecida no Brasil através de suas marcas Pilão, L’OR, Café do Ponto, Caboclo, Damasco, Seleto e Café Pelé. Nossa promessa – “A coffee for every cup”. https://www.jacobsdouweegberts.com/

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO:

Publicações Relacionadas

Agricultura de precisão: um mercado de bilhões

Fernanda Custódio

Preço da saca de açaí chega a R$ 320 em Macapá e reflete nas batedeiras de açaí

Redação Portal do Agro

Prazo de adesão ao Refis Rural vai até 30 de abril, alerta Federação de Agricultura

Redação Portal do Agro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Nós vamos assumir que você está bem com isso, mas você pode optar por sair se quiser. Aceitar Ler mais

Política de Privacidade & Cookies