Começa neste sábado a Exposição Agropecuária “Agropesc 2017” no município de Amapá

Festa do Leite, Festa do Vaqueiro e o tradicional Festival da Gurijuba também ocorrerão no período.

Será neste sábado, 9, a abertura oficial da 29ª Expofeira Agropesc e a 10ª Festa do Leite, no município de Amapá, distante cerca de 300 quilômetros de Macapá. É a segunda maior feira de negócios agropecuários do Amapá. Eventos ocorrerão, simultaneamente, no período de 9 a 16, no Parque de Exposição João Pompilho, a três quilômetros da sede do município.

A feira, que começa às 20 horas com um show musical, é uma inciativa do governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Prefeitura de Amapá e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá (Faeap) e participação de diversos órgãos ligados ao setor da agropecuária como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) e outros.

Conforme a organização da Agropesc/2017, o espaço está totalmente revitalizado para atender as pessoas e oferece uma estrutura com palco, arena de show, stands, estrutura para rodeio, camarotes, banheiros químicos e auditórios.

Vaquejada

Na programação estão incluídos três grandes eventos: Festa do Leite, Festa do Vaqueiro e o tradicional Festival da Gurijuba. A expectativa é que o número de visitantes seja maior do que as edições anteriores. Durante todo o evento haverá diversas atrações culturais, entre elas, concurso para eleger a Rainha da Feira, corrida de cavalos marajoara e mestiços, concurso de leiteiro, rodeio, concurso de ordenha, futboi, prova do laço boi parado, prova de três tambores, corrida de cavalos, além de cursos, oficinas, palestras, mesas-redondas.

O público-alvo serão empreendedores, pecuaristas, extrativistas, piscicultores, pescadores, artesãos, trabalhadores rurais e a comunidade.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Robério Aleixo, o governo prevê um investimento de R$ 700 mil para a realização da feira com contrapartida da Prefeitura Municipal do Amapá, principal parceira do evento.

“A intenção é utilizar o momento para capacitação e levar conhecimento tecnológico para melhorar a produção e fortalecer a atividade pecuária, considerando as potencialidades de cada região e mostrar para a sociedade que temos capacidade de produzir. É uma oportunidade de negócio para centenas de trabalhadores, com geração de emprego e renda para diversos segmentos da economia local, como pecuaristas, produtores e empreendedores. Além de movimentar a comercialização de bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas e vendedores ambulantes”, explicou o gestor.

O governador do Amapá, Waldez Góes, garantiu um grande avanço para o desenvolvimento da pecuária amapaense, a exemplo da certificação que tornou o Estado livre da febre aftosa com vacinação. O reconhecimento nacional é resultado de um esforço do governo na imunização de bovinos e bubalinos em todo o Estado. Agora, o Amapá poderá preparar-se para a comercialização de carnes nos mercados nacional e internacional.

Programação

Dia 9/12 (sábado)

15h-Cavalgada- Concentração na Praça do Barão do Rio Branco (previsão de chagada no Parque de Exposição às 18h30)

Abertura da Agropesc 2017

20h- Show da Banda Cheiro Verde (a confirmar)

22h- Fala do prefeito e governador

22h30- Concurso da Rainha

Dia 10/12 (domingo)

08h – Concurso de Ordenha

Dia 13/12 (quarta-Feira)

16h- Futboi

17h- Prova do laço boi parado- primeira eliminatória

Dia 14/12 (quinta-feira)

16h- Corrida de Cavalo Marajoara e Mestiço- primeira eliminatória

18h- Prova do laço boi parado- segunda eliminatória

Dia 15/12 (sexta-feira)

16h- Corrida de Cavalo- segunda eliminatória

18h- Prova do laço boi parado- final

17h- Prova dos três tambores – primeira eliminatória

Dia 16/12 (sábado)

16h- Corrida de Cavalo- final

19h- Prova dos três tambores- final

Confira a programação técnica do evento

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO: