Dia de Cooperar no Amapá integrará os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O evento reunirá inúmeros parceiros que irão expor para a sociedade o significado dos ODS.

Lilian Guimarães, da OCB

O Sistema OCB-AP promoverá o Dia de Cooperar no próximo sábado, 12, a partir das 16h30, no Complexo do Araxá. O movimento que é um marco no estímulo às iniciativas voluntárias e transformadoras traz, este ano, a temática “Amazônia pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. A programação ocorrerá em formato de exposição integrada e envolverá dezenas de parceiros, cada um deles interligado diretamente a um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Gilcimar Pureza, OCB/AP | Foto: Estevam Eliel

Os esforços estão voltados para transformar o Araxá em um grande Complexo de exposição e conhecimento. Estarão presentes no local mais de vinte instituições que representam na prática os ODS.

“A ideia principal é mostrar na prática o significado desses Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por meio do trabalho de inúmeras instituições que exercem suas atividades com maestria, somando com nosso estado”, destacou o presidente do Sistema OCB-AP, Gilcimar Pureza. 

Valorização das Cooperativas

A programação do Dia de Cooperar também ganhará um espaço voltado às Cooperativas do Estado. No local, os amapaenses poderão conhecer um pouco da rotina desses homens e mulheres, e seus mais diversos produtos como: castanha, biscoitos, doces, polpas de frutas, cacau, licor, chocolates, óleos, exposição de móveis e artesanatos, entre outros produtos.

Cultura, lazer e inclusão

Durante a programação serão distribuídos cerca de mil brinquedos para crianças em vulnerabilidade social que residem no Araxá e Conjunto Mucajá, que foram previamente cadastradas. Parte dos brinquedos foi arrecadado durante a corrida realizada pela OCB, e a outra parte pelo Clube do Bode, que congrega as Lojas Maçônicas do Amapá, e pelas instituições parceiras do evento. 

O evento também promoverá uma tarde de interatividade com as crianças por meio de atividades lúdicas, aulas de karatê e capoeira, apresentações de grupos de marabaixo, música, e espaço recreativo com cama elástica e pula-pula. 

Plantando uma semente

A Prefeitura de Macapá, parceira do evento, irá distribuir mudas de plantas motivando a arborização das ruas e avenidas da cidade. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico, incluindo: 1)Erradicação da Pobreza, 2) Fome Zero e Agricultura Sustentável, 3) Saúde e Bem-estar, 4) Educação de Qualidade, 5) Igualdade de Gênero, 6) Água Potável e Saneamento, 7) Energia Limpa e Acessível, 8) Trabalho Descente e Crescimento Econômico, 9) Indústria, Inovação e Infraestrutura, 10) Redução das Desigualdades, 11) Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12) Consumo e Produção Responsáveis, 13) Ação Contra a Mudança Global do Clima, 14) Vida na Água, 15) Vida Terrestre, 16) Paz, Justiça e Instituições Eficazes, 17) Parcerias e Meios de Implementação. 

Parceiros

Diocese de Macapá, Embrapa, Unimed Fama, Uniodonto, Sesc, Sest-Senat, Escola Família Agrícola do Carvão, Secretaria de Estado da Mulher, Funasa, Unifap, Tribunal Regional do Trabalho, Sesi, Senai, Ifap, Caritas, Prefeitura de Macapá, Câmara de Vereadores de Macapá, Iepa, Marinha do Brasil, ICMBio, OAB, Tribunal Regional Federal, Corpo de Bombeiros e Cooperativas do Amapá.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO: