Manejo alimentar de quelônios de água doce é tema de curso na Embrapa Amapá

Pesagem de tracajá (Podocnemis unifilis) | Foto: ARAÚJO, Jamile da Costa

A Embrapa Amapá realiza nos dias 21 e 22 de março o curso “Manejo nutricional e alimentar de quelônios de água doce em cativeiro”, tendo como ministrante a pesquisadora Eliane Yashioka.   

A parte prática do curso será realizada na Unidade Demonstrativa instalada na área da Embrapa Amapá, na tarde do dia 22 de março, quinta-feira.  

O curso é gratuito e tem como público-alvo extensionistas, agentes e líderes comunitários e aquicultores que aguardavam esta oportunidade no cadastro de reserva de inscrições realizadas em 2017.

Fazem parte do conteúdo temas como ingredientes de rações, distúrbios nutricionais, composição química dos alimentos, dieta para quelônios de água doce e outros.   

A oferta do curso faz parte do projeto “Produção de tracajá em cativeiro como alternativa sustentável para o desenvolvimento amazônico” (AmapaJá), financiado pelo Banco da Amazônia.

O tracajá é uma das espécies mais capturadas para consumo na Amazônia brasileira – integrando a lista de animais vulneráveis à extinção -, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza e a Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção. Além de ser a espécie mais apreendida pelo órgão fiscalizador de tráfico de animais silvestres no Amapá (2005 a 2009), totalizando 35,55% das apreensões. 

 

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional | 
Embrapa Amapá

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO: