Primeira Feira Itinerante de 2018 do Rurap atrai consumidores da zona sul de Macapá

Francisco Rosa, da Linha F, no km 9, vende produtos como couve, alface, jerimum, banana, quiabo, cheiro-verde e maxixe.

A primeira Feira Itinerante Solidária de 2018, a Feira Sol, mobilizou produtores de várias comunidades rurais de Macapá. O Governo do Amapá garantiu o apoio logístico com a disponibilização de tendas e o transporte dos agricultores para o meio-fio da Rua Claudomiro de Moraes, no bairro Congós, zona sul da capital.

Mesmo com o tímido movimento, os produtores conseguiram vender os produtos agrícolas e as espécies de pirapitinga e matrinxã, pelo Programa Peixe Popular. “O governo do Estado se manteve presente nesta primeira edição, assim como fará nas próximas, como uma forma de incentivar o trabalho dos agricultores”, frisou a extensionista do Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Fátima Marisa.

Francisco Rosa Nascimento, 60 anos, veio da Linha F, no km 9, vender produtos como couve, alface, jerimum, banana, quiabo, cheiro-verde e maxixe. Ele trabalha como agricultor há 20 anos e sua média de faturamento é entre R$ 150 e R$ 200, em cada feira. É desse trabalho que garante o sustento dos cinco filhos. “Ainda sobra dinheiro para investir na produção”, ressaltou.

Com o dinheiro da venda nas feiras, por exemplo, Francisco conseguiu adquirir um motor bomba, usado para fazer a irrigação nas plantas. Ele investiu no serviço mecanizado da área e ainda economizou para aquisição de insumos. “Esse investimento, serve para melhorar a minha produção. E o apoio do governo do Estado, faz a diferença em nossas vidas. A Feira Itinerante é uma renda que ajuda muita gente”, testemunhou.

A cada edição da Feira Sol, os produtores fazem uma cesta de alimentos e doam para alguma entidade beneficente cadastrada na Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims). Na edição deste domingo, a beneficiada foi uma igreja evangélica do bairro Congós.  

Pelo cronograma definido, as feiras ocorrerão duas vezes por mês, sempre aos domingos. O próximo bairro a ser contemplado com o projeto é o Laguinho, na Praça Chico Noé, no dia 11 fevereiro, das 7h às 12h.

Parceiros

A Feira Sol é uma realização da Associação de Produtores Rurais da Vila Valdemar e conta com apoio do Governo do Amapá através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Sims, Rurap, Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Agência de Pesca do Amapá (Pescap), Polícia Militar (PM) e Conselho de Segurança Pública.

 

Texto: Iracilda Tavares | Foto: Márcio Pinheiro/Secom

 
 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO: