Produção científica da Embrapa Amapá já está disponível na Plataforma Sacaca

O portal reúne base de dados da produção científica e tecnológica do Amapá

Os títulos de toda a produção bibliográfica e técnica dos pesquisadores da Embrapa Amapá já estão disponíveis na Plataforma Sacaca (http://plataforma.sacaca.ap.gov.br/index.jsf), um portal desenvolvido pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec) com o objetivo de reunir, organizar e disponibilizar o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa que atuam no Amapá. A cerimônia de lançamento da ferramenta ocorreu na última sexta-feira, 06/04, na Universidade do Estado do Amapá (Ueap) reunindo gestores, pesquisadores e analistas das diversas instituições científicas e tecnológicas do estado. “A Plataforma Sacaca é uma grande ferramenta para a prospecção de tecnologias e parcerias da Embrapa Amapá. Pois facilitará o mapeamento da ciência amapaense, possibilitando a valorização de nossos cientistas e instituições”, destacou Jamile Araújo, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Amapá, que esteve no evento junto com o supervisor de Transferência de Tecnologias, Daniel Montagner, e os pesquisadores Adilson Lopes e Adriano Marini.

Na ocasião, o secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, explicou o funcionamento do portal onde é possível visualizar indicadores, realizar buscas, localizar pesquisadores, visualizar seus currículos, identificar o que está sendo pesquisado e produzido. O próximo passo é possibilitar a inserção de mais dados como notícias, objetos de aprendizagem, entre outros conteúdos. “Estamos lançando hoje um novo e inovador modelo de instrumento de propagação científica, onde se concentram, em um único lugar, todas as informações das pesquisas realizadas em nossas universidades e instituições que usam ou fazem ciência no Amapá”, enfatizou Pontes.

Até esta segunda-feira, 9/4, a Plataforma Sacaca reunia indicadores relativos a 4.633 pesquisadores vinculados à Universidade Federal do Amapá (Unifap), Embrapa Amapá, Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto Estadual de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), totalizando 46.555 mil produções bibliográficas, 14.395 mil produções técnicas e 42 patentes. Entre o conteúdo disponibilizado na plataforma, estão a produção técnica dos pesquisadores e analistas da Embrapa Amapá que atuam nos núcleos de sistemas sustentáveis de produção agropecuária, de proteção de plantas, de aquicultura e pesca, de conservação e uso dos recursos da biodiversidade, de recursos florestais e setor de prospecção e avaliação de tecnologias. 

 

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional | Embrapa Amapá

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO: