Representantes da Acriap e Aprosoja participam de reunião da Câmara Setorial de Alimentos

 

Na manhã, desta quarta-feira, 24, o governador Waldez Góes reuniu-se, no Palácio do Setentrião com representantes de instituições do setor produtivo, e realizou a 1ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial de Produção de Alimentos de 2018. A Câmara Setorial tem o objetivo de acompanhar ações, propor e implementar soluções para a progressão das cadeias produtivas, beneficiando a população amapaense.

Durante a reunião foram discutidos pontos sobre o Licenciamento Ambiental, Regularização Fundiária, Zoneamento Agrícola, Zoneamento Ecológico do Estado do Amapá, certificação da soja e da sarne amapaense, nova legislação estadual da aquicultura e a divulgação dos avanços do setor produtivo.

O presidente da Associação de Produtores de Soja do Amapá (Aprosoja), Daniel Sebben, falou sobre a necessidade de divulgação dos resultados alcançados pela agricultura e pecuária do estado, “Integrar a comunicação de todas as entidades do Agro, que representam o setor agrícola. Há uma maneira de mensurar o esforço para que o Amapá produza. É preciso divulgar para dar visibilidade nos resultados”, afirmou.

Para o presidente da ACRIAP (Associação de Criadores do Estado do Amapá), Jesus Pontes, em se tratando de implantação de um programa oficial de certificação da Soja e da carne amapaense, nos moldes do reconhecimento SOJA PLUS, “Precisamos chamar pecuaristas e produtores de soja para o processo, pois boas práticas, ajudam na qualidade da carne, na criação e no manejo. Precisamos fazer a nossa parte,” comentou.

“Discutimos tanto a questão de proteína animal, vegetal e a pscicultura ou pesca e aqui foi providenciando a adoção de medidas que irão desde a estratégia da legislação fundiária, a questão da lei ambiental, como fazer reconhecimento de produtos importantes, uma soja, o acaí, a carne e outros produtos que tem possibilidades reais de exportação e precisam de certificação, produzidos no estado do Amapá”, reforçou o governador.

 

Elisa Pimentel

Jornalista

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO: